Como ensinamos um computador a resolver um cubo mágico?

Inês Lynce Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)

25 Setembro 2021 | 11h00

Será que podemos ensinar um computador a decifrar enigmas? E será que consegue resolver o cubo mágico melhor e mais depressa que nós? Como é que se ensina um computador a “pensar”?


Envie-nos a sua pergunta - ou dos seus filhos - por e-mail (por escrito ou por áudio), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em directo na caixa de comentários da emissão ao vivo.


A transmissão será feita na página Facebook do Técnico.

Biografia


Inês Lynce é atualmente professora catedrática no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, presidente do INESC-ID e codiretora do programa CMU Portugal. Realiza investigação há mais de 20 anos no campo da inteligência artificial, na área do raciocínio automático. As suas principais contribuições referem-se ao desenvolvimento de algoritmos de procura para a solução de problemas práticos como a realização de horários ou a modelação de redes biológicas. É desde 2019 membro do grupo de Gender Balance do Técnico e desde 2020 membro do conselho editorial do Artificial Intelligence Journal.