Como se fazem poções mágicas?

Alexandra Antunes Centro de Química Estrutural (CQE)

24 Julho 2021 | 11h00

Com caldeirão ou com um reactor químico? Com ingredientes exóticos, como asas de morcego, ou com moléculas? E o que é uma molécula? Um medicamento é uma poção mágica? E como se usam as moléculas para fazer medicamentos? O que acontece quando tomamos um medicamento? Como podemos tomar um medicamento de forma segura?


Envie-nos a sua pergunta - ou dos seus filhos - por e-mail (por escrito ou por áudio), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em directo na caixa de comentários da emissão ao vivo.


A transmissão será feita na página Facebook do Técnico.

Biografia


Alexandra M. M. Antunes é Investigadora Principal no Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico e Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Engenharia Química. É licenciada em Química, Mestre em Química Orgânica Tecnológica e Doutorada em Química. O seu trabalho de investigação está focado em perceber os mecanismos de toxicidade de moléculas. No âmbito deste trabalho, recebeu um prémio atribuído pelo “European Chemistry Industry Council”. Mais recentemente, tem-se dedicado também ao desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, o que a levou a fundar a empresa Clarify Analytical.