O que é preciso para fazer um motor elétrico?

Pedro Brogueira Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)

20 Março 2021 | 11h00

Como é que o podemos construir e pôr a funcionar? Como os podemos usar? De que forma devem ser montados? E, mais importante de tudo, como e porque é que tudo isso funciona? O que é que é verdadeiramente indispensável para pôr a mexer um motor elétrico?


Envie-nos a sua pergunta - ou a dos seus filhos - por e-mail (por escrito ou por áudio), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em directo na caixa de comentários da emissão ao vivo.


Ver no Facebook


Biografia


Doutorado em Engenharia Física Tecnológica é Professor Catedrático do Departamento de Física do Técnico na área de Física da Matéria Condensada e Nanotecnologias. Os seus principais interesses de investigação focam-se na Microscopia de Força Atómica, materiais e dispositivos semicondutores, biomateriais, energia e detetores de Física de Partículas. É co-autor de cerca de 180 artigos em revistas cientificas internacionais, 2 livros de ensino, 20 vídeos emitidos na RTP, 3 exposições de ciência e uma ação de itinerância cientifica para o Ministério da Educação e Ciência. É ainda co-autor do referencial de competências-chave na área de Sociedade, Tecnologia e Ciência de nível secundário e de vídeos de ciência e tecnologia produzidos pelo programa Mundo na Escola para o ensino secundário e pela ANEFA para a educação de adultos. Foi responsável pela área Física no âmbito do núcleo de Cooperação do IST. Foi Coordenador dos Mestrados de Engenharia Física Tecnológica do e Engenharia Biomédica, Presidente do Departamento de Física do IST e Presidente do Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados. Recentemente, coordenou a Comissão de Análise do Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas do Técnico.


Formulário de Opinião