Qual é a luz mais brilhante que existe?

Gonçalo Figueira Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)

19 Dezembro 2020 | 15h00

Qual é a luz mais brilhante que existe? Para conseguirmos resolver este mistério, temos que começar por perceber o que é a própria luz. Para isso, vamos navegar pelas ondas, viajar até ao interior do átomo e perceber o que é que os violinos têm a ver com isto tudo


Envie-nos a sua pergunta - ou a dos seus filhos - por e-mail (por escrito ou por áudio), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em directo na caixa de comentários da emissão ao vivo.


Ver no Facebook


Biografia


Gonçalo Figueira é professor no Departamento de Física do IST e investigador no Grupo de Lasers e Plasmas, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN). Obteve a licenciatura em Engenharia Física Tecnológica e o Doutoramento em Física pelo IST. É especialista em óptica e lasers e dedica-se a investigar como criar, medir e utilizar impulsos laser de muito alta intensidade. É coordenador da actividade experimental desenvolvida no Laboratório de Lasers Intensos do IST, membro do Roteiro de Infraestruturas da FCT. Tem-se empenhado em diversas iniciativas de comunicação de ciência, para diferentes tipos de público, sendo responsável por esta actividade no IPFN. Além da física, dedica-se à síntese de sons e composição de música electrónica.