De que é que é feito o espaço?

Ricardo Schiappa Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)

3 Outubro 2020 | 11h00

De que é que é feito o espaço? Por exemplo, aquele que há entre ti e este ecrã? Sabemos que a matéria de que somos feitos, bem como aquela que nos rodeia, é feita de átomos, que este são feitos de electrões, protões, neutrões, e que estes últimos são feitos de quarks. Ou seja, toda a matéria que nos rodeia é construída a partir do mesmo conjunto de peças elementares. Mas poderão também existir (outras?) peças elementares que constroem o espaço e o tempo? E se sim, quais poderão ser elas? Este sábado teremos connosco Ricardo Schiappa, professor no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico e investigador no Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos, cuja investigação procura responder a estas perguntas — e que estará disponível ao vivo para responder também às vossas.


Envie-nos a sua pergunta - ou a dos seus filhos - por e-mail (por escrito ou por áudio), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em directo na caixa de comentários da emissão ao vivo.


Ver episódio




Biografia


Ricardo Schiappa é licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo IST e doutorado em Física Teórica pelo MIT (nos EUA). Foi investigador na Universidade de Harvard (EUA) e no CERN (Suíça), e é atualmente Professor Associado no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico e Investigador no Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD) do mesmo departamento. Os seus interesse científicos centram-se na Física-Matemática, em particular Teoria de Cordas e Resurgência. As suas principais linhas de investigação têm girado em torno das questões de compreender do que é feito o espaço e as suas dimensões, e de como as eventuais respostas se articulam com noções de geometria e topologia. A investigação que o seu grupo desenvolve actualmente utiliza a teoria da Resurgência para procurar informação matemática para responder a essas questões.


Formulário de Opinião