O ar é de todos?

Marta Almeida Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)

4 Julho 2020 | 11h00

O ar é igual em toda a cidade? Em todo o país? Se o ar é de todos, o que é que podemos fazer para contribuir para termos melhor ambiente? Estas serão as pistas para começarmos a conversa com a Professora Marta Almeida, do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) do Técnico, para a qual convidamos crianças (e outras pessoas curiosas) a participar. Iremos entrar pelo mundo da Qualidade do ar com a resposta a esta pergunta, à qual podem acrescentar as vossas para serem respondidas ao vivo.


Envie-nos a sua pergunta - ou a dos seus filhos - por e-mail (por escrito ou por áudio), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em directo na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook.


Ver episódio


O ar é de todos?

O ar é de todos?

Ao vivo no Facebook do Técnico sábado, 4 de julho, 2020


Biografia


Marta Almeida licenciou-se em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 1998 e concluiu o doutoramento em Ciências do Ambiente na Universidade de Aveiro em 2004. Há 20 anos que dedica a sua investigação à integração da qualidade do ar, alterações climáticas e saúde em sistemas urbanos. Trabalhou no Instituto de Soldadura e Qualidade, onde, para além das suas atividades de investigação, foi responsável por projetos de consultoria relacionados com a gestão da qualidade do ar para indústrias nacionais e internacionais. Atualmente, é investigadora auxiliar no Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico, onde coordena uma equipa de jovens investigadores fantásticos que partilham com ela o gosto pela investigação. Em conjunto estudam as características dos poluentes atmosféricos, as principais fontes de emissão, a forma como a exposição a poluentes afeta a saúde e metodologias para melhorar a qualidade do ar e o bem-estar dos cidadãos.


Formulário de Opinião