Porque é que as bolas de sabão são redondas?

Hugo Tavares Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)

13 Maio 2026 | 10h00

Todos nós adoramos fazer bolinhas de sabão. Será uma coincidência que, por mais que se sopre de forma diferente, o resultado seja sempre uma bolinha perfeita? E as pizzas de que todos gostamos, por que motivo são normalmente redondas? Já reparaste também que as colmeias são formadas por hexágonos, que também encontramos nas bolas de futebol (juntamente com pentágonos)?

Nesta apresentação vais aprender que algumas formas geométricas são melhores que outras para realizar certas tarefas. Haverá, claro, tempo para brincar com películas de sabão e ver onde entra a Matemática em tudo isto.



Biografia


Hugo Tavares nasceu em Lisboa, onde é professor e investigador no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e no Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD).
Apaixonado pelo ensino, é filho de professores do 1.º ciclo e pai do Simão, da Madalena e do Tomás.
Doutorou-se em Matemática pela Universidade de Lisboa (2010), com título de Doutoramento Europeu após estadias prolongadas na Universidade de Milão-Bicocca. Ganhou um prémio do Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação (2007) e um Prémio Científico UL/CGD (2016). Uma das suas áreas de investigação prediletas é a do estudo de problemas de otimização de forma. Já organizou várias conferências internacionais, fez revisão científica de manuais escolares do ensino secundário e foi consultor de organismos públicos. Em 2024/25, ganhou o prémio Técnico Excelência no Ensino – 1.º ciclo.