Porque é que os computadores são cada vez mais pequenos?

Susana Cardoso Freitas Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)

23 Janeiro 2021 | 11h00

Como é possível ler um código de barras se estiver tapado? Como saber se há corrente elétrica num fio sem apanhar um choque? Como é que há tantos sensores spintrónicos num carro e eu não sabia? Como se podem detetar bactérias com um chip spintrónico?

No sábado, dia 23 de Janeiro de 2021, teremos connosco Susana Cardoso Freitas, investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN) e professora do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico que nos vai explicar o que é spintrónica e como isso nos dá resposta a todas estas perguntas - e outras.


Envie-nos a sua pergunta - ou a dos seus filhos - por e-mail (por escrito ou por áudio), indicando o nome e idade, ou coloque a questão em directo na caixa de comentários da emissão ao vivo.


Ver no Facebook


Biografia


Susana Freitas é investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN) e professora do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico. O seu trabalho de investigação é sobre filmes finos para nanoelectrónica e sensores magnéticos inovadores.

Várias vezes distinguida pelo seu trabalho em spintrónica e magnetismo, trabalha na interface entra a investigação académica e a produção comercial para o desenvolvimento de materiais, produtos e sistemas integrados para aplicações biomédicas, robóticas e industriais.